quinta-feira, outubro 26, 2006

 

In the year 2002:

"In the year 2000" é um sketch frequente do late night with Conan O'Brien. Ou melhor, uma rábula (prefiro por ser Português e pela piada das 4 primeiras letras). Este post não é a continuação do outro, em que tento sem sucesso uma aproximação à ideia base da rábula. Este post refere a outra situação (derivado da situação!) :

No ano 2000 houve pessoas que se inscreveram no isegi. Em 2002 também. E todos os anos isso acontece: alunos inscrevem-se no isegi. Eu pergunto: Onde têm eles a cabeça?

Ainda hoje recordo odiosamente o dia em que pela 1ª vez me dirigi ao isegi: Foi para a inscrição. Não conhecia a área e a referência era a Mesquita. Quando vislumbro um grande edifício amarelo, penso: "Ah, é aquilo ali!"Ao aproximar-me da faculdade de economia verifico que estou enganado, porque as portas, primeiro são grandes demais, depois estão todas fechadas. "Isto não me parece ser uma faculdade", pensei. Mas eis que de repente, qual sinal do demo, uma pessoa sai da faculdade pela grande porta, e fez-se luz! (Ou escuridão... entrei para um buraco negro e nunca mais de lá saí!) Entrei, e segui em frente como é habitual em pessoas que entram por portas. E não é que deparo com outra porta igual! "Mas desta vez não me enganam!" Ando ás aranhas uns minutos para trás e para a frente no corredor até que deixo cair o orgulho e faço a pergunta a alguém: "Isto é o Isegi!?" Lá me dizem que tenho que passar pela outra porta grande. Fui cheio de confiança, e ao chegar verifico que as portas são automáticas. Penso: "Vê-se logo a diferença, isto é que é categoria...Ehlá, há elevadores!". Mais uma vez sigo em frente, convicto, e vou ter a um "dead-end", o bar! Logo aí assusto-me. Uns minutos a fazer o isegi-tour e penso "mas isto é muito estranho... as faculdades que conheço não são nada como isto! Deve ser porque é um instituto!" - Que ingenuidade, para não dizer burrice!
A partir daí foi um baloar de más sensações: Durante a incrição apercebo-me do calor que está ali dentro "the heat, my god, the heat!!!" Depois vejo as salas de aula e conto-as! "Não podem ser só estas, tem que haver mais!" Depois a biblioteca... "Olá! Mas que é isto!?". Etc. não tem fim. É o antro. Nesta altura, toda a minha alma já estava consumida pelo antro. Completamente devorado. O calor, a claustrofobia, a estranheza. É nesta fase que penso "conseguirei eu andar aqui muito tempo? Só cá estou à uns minutos e já não aguento mais!"

Hoje sei que uma pessoa em plena posse das suas capacidades, não sendo doente mental, teria fugido dali a 7 pés sem nunca mais voltar. Mas acabei por ficar. Eu e muitos mais. Se ao menos alguém na altura me tivesse alertado com algo do género: "então tu ficas-te, pá!?", e eu não me ficava.

Nos dias que correm apercebo-me da estratégia maquiavélica dos responsáveis do antro: Mantêm o edifício aparentemente normal visto do exterior e colocam tudo o que é apelativo logo à entrada (portas automáticas, elevadores, plasmas, etc.), mas mantêm o resto como está todos os anos. Isto sobe a fasquia da expectativa do aluno recém-chegado, para depois a frustrar. A expectativa cai a pique, porque a partir daí é sempre para pior. O antro é o verdadeiro "lobo em pele de cordeiro".
Tenham medo e tenham Ódio também, pequenitos!


p.s.:
Onde têm eles a cabeça?
Pergunto isto, mas o pior é que sei a resposta. Também eu próprio lá tive a cabeça, onde eles a têm agora.
(Cuidado aqui com os trocadilhos rasteiros com a palavra cabeça. "É que até é ordinário, e não é necesssário até por respeito pelas pessoas que estão...")

Comments:
1) Neste post "pensei" 5 vezes.
É só contar.
Calha mesmo bem dizer que "a pensar morreu um burro Anonimus".

2) Desculpem a extensão do post. Vou tentar "fazê-los" mais curtos.

3) Não pensem que sou de esquerda só porque fiz um p.s.
 
excelente descrição desta divinal e glamourosa esplunca mal cheirosa que é o antro
 
Tal como os restantes colegas disseram, está uma descrição perfeita. Parece que todos sentimos o mesmo.
Incrivel como me consegui sentir mal ali naquele antro putrefacto desde o 1º dia...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?