quarta-feira, novembro 01, 2006

 

O Morango

Preciso de passar mais tempo sozinho. Tomei hoje consciência disso enquanto olhava para a televisão por uns instantes. É que estava a dar os morangos com açucar. Reparei que à hora que aquilo dá, as pessoas chegam normalmente a casa vindos de um dia de trabalho. Por essa altura as pessoas estão cansadas e a lei que vigora é a do menor esforço. Para tudo. Mesmo para pensar. Apercebi-me que quando uma pessoa não quer pensar muito, o melhor é parar em frente à tv e procurar um programa que não nos faça puxar pela cabeça.
Eu nunca segui os morangos com açucar, vejo uns minutos de vez em quando. Mas, se calhar era bom para mim perder esse tempo da minha vida só para ver os morangos com açucar. Num processo introspectivo, reparo que se fizesse isso todos os dias, como muitas pessoas o fazem, o efeito acabava por ser terapêutico:
No final de uma hora (ou o tempo que durarem os "morangos"), eu ganho uma hora passada comigo mesmo a não fazer ou aprender absolutamente nada - porque aquilo é vazio de conteúdo, exactamente o que se quer àquela hora! Este pequeno tempinho de ócio pode ser benéfico para mim. Posso passar a odiar menos assim, talvez. Ou não. É uma questão de experimentar.
Vou agora tentar sempre estar em casa a essa hora para este teste do "burro a olhar para o palácio". Tentarei fazer parte da comunidae dos morangos. Serei o morango sozinho. Sem o açucar. Sim, porque o açucar só serviria para me chatear.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?