quarta-feira, novembro 15, 2006

 

A Tropicalia:

Irónico ou Sarcástico? (Mas há diferença? Não sei.)
O quê?

Desde há uns tempos que tenho vindo a amaldiçoar este estranho calor em Novembro. O calor propriamente dito não me faz grande diferença. O que faz a diferença é que o calor trás com ele os seus amigos inseparáveis. Não sabem quem são os amigos inseparáveis do calor? São melgas e mosquitos! Os insectos, essa máfia, passam o tempo a oscular o rabo do tempo quente e a assassinar-nos a nós, as pessoas.
Não compreendo que existam pessoas que sintam mais medo de répteis que de insectos. Definitivemente o medo de insectos terá que ser maior. Eis porquê: comparemos dois dos seus espécimes representantes, os mais assustadores por exemplo, a cobra e a melga. São ambas putas. Estou à vontade para dizer isto, porque quer a cobra, quer a melga não têm personalidade jurídica, e não há risco de processo. A melga suga-nos e deixa-nos comichão. Para não falar do terrível "zumbido do inferno". Se não chatearmos as cobras elas não nos fazem nada. As melgas por sua vez chateiam-nos sempre. Eu tento não interferir com a vida delas, porque é que elas têm que se intrometer com a minha?
Os insectos que parasitam deviam morrer todos, era um bem que faziam à humanidade. Eles sim metem medo. Odeio melgas e mosquitos, e este novo clima tropical trouxe-os outra vez. Este ano houve tempo extra para os insectos. Foi como se deus lhes tivesse dito: "tomem lá mais um tempinho para não se queixarem que o verão são só 3 meses. E párem de me chatear por amor a mim próprio!"
Quem também faz parte da máfia (da pandilha do calor) são os bichos de conta e os outros bicharocos compridos, que se enrolam, as marias-café ou o que é. Se vissem uma parede branca ficar preta com tantos desses bichos que tinha, haviam de ter medo. É uma epidemia, e estava a tornar-se insuportável.
Dei por mim a fazer danças da chuva e desejar o tempo mais fresquinho, só para varrer os insectos. O tempo deles acabou, mas que diabo andavam eles aqui a fazer ainda?

Com este calor era normal as pessoas sairem à rua em "mangas de camisa". Então e não é que de repende acabou-se a tropicalia e chegou esta desgraça de tempo:
O frio e a chuva. Este casal faz-se acompanhar das suas amiguinhas gripes e constipações - essa máfia. Não há nada pior que gripes e constipações, que são umas putas.

Será isto irónico ou sarcástico? Eu penso que são sinónimos. De quem foi a ironia então?
Do tempo quente ou do tempo frio? Das melgas ou das gripes? Se calhar melga e gripe são sinónimos. E serão também sinónimos de irónico ou de sarcástico? Seja como for, eu penso que as ironias, as gripes e as melgas são umas putas e os sarcasmos e os sinónimos uns cabrões.

Comments:
Parece que o sarcasmo é maior que a ironia. Pelo menos assim explicaram à minha compreensão lenta, dando o seguinte exemplo:

Se alguém fizer uma pergunta cuja resposta é evidente, do género: "já fizeste aquilo?" (quando é óbvio que "aquilo está feito"), uma resposta irónica seria: "Não!"
Uma resposta sarcástica seria "Não! Fez o Padre!"

Desta forma o sarcasmo ultrapassa a ironia, porque tem a componente "troça".
Sinceramente, prefiro o sarcasmo só porque é melhor. Ganha à ironia por quilometros.
Quem é o campeão do sarcasmo entre os portuguesinhos?
Será que quando tantas vezes se refere a ironia do Pinto da Costa, não se queira antes referir o seu sarcasmo?
Eu acho que é o PdC o cão peão.
Há outro candidato, o Alberto João.
Quer um, quer outro são figuras com as quais normalmente não se simpatiza.
Irónico, hã!?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?